Redirecionamento

sad

asdad

segunda-feira, 31 de março de 2014

Fase municipal do 61º Jogos Escolares do Paraná aponta campeões em Pitanga

Entre os dias 24 e 28 de março, a Secretaria Municipal de Esporte, lazer e Recreação de Pitanga em parceria com o Núcleo Regional de Educação (NRE) e colaboração da Faculdade do Centro do Paraná (UCP), realizou a fase municipal do 61º Jogos Escolares (Jep`s), para atletas de 12 a 17 anos, com a participação de 12 estabelecimentos de ensino, que competiram nas modalidades de Basquete Masculino, Futsal Masculino e Feminino e Voleibol Masculino e Feminino. Os jogos aconteceram no Complexo Esportivo Lôlo Cleve e quadra de esportes da UCP. O Colégio João Paulo II garantiu a dobradinha no futsal masculino ao vencer as classes A e B. Por sua vez, o Colégio Estadual Dom Pedro I conquistou o basquete masculino A e o vôlei feminino B. Já o vôlei feminino A, foi vencido pelo Colégio Estadual Júlia H. de Souza, enquanto os títulos do futsal feminino ficaram com o Colégio Estadual do Campo Aurélio Buarque de Holanda, na categoria A e Colégio Estadual do Campo Rio do Meio, na categoria B. As equipes campeãs estão classificadas para a fase regional da competição, que acontecerá de 25 de abril a 1º de maio, envolvendo colégios dos municípios de Boa Ventura, Laranjal, Mato Rico, Nova Tebas, Palmital e Santa Maria do Oeste, anfitriã do evento. Fonte do texto: Jornal Paraná Centro. O clássico foi transmitido ao vivo pela Rádio Pitanga na voz do Locutor Marcos de Souza e auxiliado por Macedo e o Secretário de Esportes André de Oliveira. Acompanhe: 

Vereadores de Nova Tebas abrem a Caixa de Ferramentas

Nas últimas sessões da Câmara de Vereadores de Nova Tebas o clima esteve quente com o discurso de alguns vereadores que abrem a caixa de ferramentas e mexem em vários assuntos referente administração municipal.
Diárias, Salário da Prefeita, Requerimentos, Corrupção, Estradas, Asfaltos, Política Estadual, foram os temas mais falados por vereadores que estão preocupados com o atendimento a população. Acompanhe como foi os discursos do Vereador Gabriel Borgert e da Vereadora Eliany Taborda:

Filho de prefeito é encontrado no interior do Mato Grosso do Sul

Foi encontrado na manhã desta segunda-feira (31), em Dourados, no Mato Grosso do Sul, o filho do prefeito de Reserva, na região dos Campos Gerais do Paraná, que estava desaparecido desde a noite de domingo. Segundo o pai, José Carlos Vosniak, o jovem foi vítima de assalto seguido de sequestro. José Luiz Vosniak, de 23 anos, mais conhecido como Zezinho, saiu da Festa do Tomate por volta das 21h para buscar um documento na prefeitura e não retornou mais. O rapaz, segundo o prefeito, estaria com R$ 4 mil, que seriam utilizados para pagar a equipe de segurança da festa. O pai de Zezinho ainda contou que, em frente à prefeitura, o rapaz foi abordado por dois homens armados. Ele foi feito refém e estava sendo levado no próprio carro, uma caminhonete Nissan de cor branca, em direção ao Paraguai. Entretanto, relata o pai, um acidente na estrada fez com que a PRF começasse a abordar os carros que estavam próximos. “Foi então que encontraram meu filho. Foi por Deus”, diz Vosniak. O prefeito acrescentou que a família está indo para o estado para buscar o jovem. LEIA MAIS NO G1 PARANÁ

Caixa Eletrônico é explodido em Laranjal

Imagem Jonei Farias
Por volta da 01h45min desse domingo, moradores do município de laranjal tiveram um susto, uma explosão no inicio da madrugada. A equipe policial por volta das 01h45min também ouviu um estrondo, e em ato continuo foi verificar o que teria acontecido momento que foi observado que a agencia do Banco do Brasil estava saindo uma fumaça espessa branca, que a sala do caixa eletrônico estava coberta de fumaça e não havia ninguém na agencia, que aparentemente não levaram nenhuma quantia em dinheiro, de imediato foi realizado patrulhamento, mas sem êxito, em seguida foi avistado a cerca que fica de fronte a agencia estava com dois fios de arame cortados, que foi entrado em contato com o a equipe de Policia Civil de Palmital e repassado a ocorrência, avisado o gerente que compareceu na agencia para avaliar os danos. Até o momento ninguém foi preso.

Campanha sobre riscos do "BENZENO" é realizada em Pitanga

A nossa equipe do BLOG CENTRAL esteve acompanhando os trabalhos da Vigilância Sanitária do Município de Pitanga, que promoveu uma campanha em conjunto com a Secretaria Municipal de Saúde com objetivo de divulgar e orientar os motoristas e trabalhadores de postos de combustíveis quanto aos riscos na exposição ao BENZENO (componente encontrado no combustível). O Diretor da Vigilância Sanitária IVAN POHLOD e a coordenadora e técnica em Saúde do Trabalhador MARLEI SCARATTI B. M. LEITE e o Médico Veterinário Senhor VADERLI DE PAULA, promoveram entres os dias 17 a 20 de março de 2014 a campanha “Complete o Tanque até o Automático” com o objetivo de orientar e conscientizar os donos de postos de combustíveis, Frentista e Motoristas quanto ao perigo de intoxicação por exposição ao BENZENO. "Queremos promover uma mudança de hábito nos consumidores. Pedir que o frentista encha o tanque até a boca é extremamente prejudicial ao motor do carro, ao meio ambiente e à saúde do trabalhador", explicou MARLEI SCARATTI B. M. LEITE .
Segundo informações da equipe de Vigilância Sanitária, com a bomba no automático, o frentista pode manter uma distância segura do tanque e ficar menos expostos à inalação do Benzeno. A medida também evita que o combustível excedente liberado cause danos ao veículo, como falhas no motor, sendo ainda, que a intoxicação por Benzeno afeta principalmente o sangue e a medula óssea, podendo causar leucemia, doenças respiratórias e alguns tipos de câncer. "Além disso, a substância acarreta problemas neurológicos, como dificuldade de atenção e concentração, problemas de memória e habilidade motora". Atualmente, a intoxicação por Benzeno é uma das principais causas de adoecimento e afastamento de trabalhadores em postos de combustíveis. Em casos graves, a vítima pode desenvolver doenças crônicas e até morrer em decorrência de complicações sanguíneas e respiratórias. “Serão visitadas ainda as ECFs (Escolas de Formação de Condutores), pois ainda disponibilizamos de materiais educativos de campanha (cartazes, panfletos e adesivos).” Ficamos satisfeitos com esse trabalho, pois fomos bem recebidos e compreendido da importância desse trabalho. MARLEI SCARATTI B. M. LEITE. VEJA MAIS FOTOS AQUI

domingo, 30 de março de 2014

Secretário diz que denúncia foi ‘armada’ sobre denúncia crime em Campina da Lagoa

Sobre o processo de compra de votos, que tramita no Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR), para beneficiar a eleição de candidato a presidência da Câmara de Vereadores em Campina da Lagoa, o secretário de Administração, Omar Araújo, citado na denúncia, disse que o caso foi ‘armado’ para prejudicar a prefeita do município Célia Cabrera (PRTB). O TJ acatou por unanimidade denúncia-crime contra a prefeita, o secretário, o ex-vereador Marcio Jean e um empresário da cidade. Eles são acusados de compra de votos de dois vereadores com intuito de eleger o então vereador Mozart Antonio Pereira, atual vice-prefeito, à presidência da Câmara para a gestão 2011/2012. Entenda o caso lendo abaixo:

Via iTRIBUNA de Campo Mourão

Queda de Árvore (eucalipto) mata rapaz no interior de Pitanga

Imagens Jonei Farias
Um homem de 22 anos morreu na manhã do último sábado 29, após uma tora de eucalipto rolar por cima dele, na comunidade de Rio do Meio de Baixo, em Pitanga. Segundo o Corpo de Bombeiros, João Carlos Ferreira estava prestando serviço na propriedade de outra pessoa, fazendo tábuas, quando o acidente ocorreu, por volta das 9h45. De acordo com os relatos, ele estava trabalhando junto com um grupo de parentes e amigos.
Eles realizavam o desgalhamento da tora, com o intuito de cortá-la em tábuas mais tarde, quando o tronco rolou e passou por cima da vítima. Provavelmente o grupo não percebeu que a tora não estava bem firme. Ainda de acordo com os bombeiros, Ferreira era bastante conhecido e houve uma grande comoção na comunidade em que morava. O local foi deixado aos cuidados da Polícia Civil, e o corpo foi encaminhado ao Instituto Médico Legal em Guarapuava.

Julgamento de Carli Filho é um dos principais eventos jurídicos do Paraná

A perspectiva de que o julgamento do ex-deputado estadual Luiz Fernando Ribas Carli Filho seja marcado ainda para 2014 já o transforma em um dos principais eventos jurídicos do ano no Paraná. No mês passado, o Tribunal de Justiça do estado decidiu que o Carli vai a júri popular – terá a conduta avaliada por pessoas comuns, não magistrados –, acusado da morte de Gilmar Yared e Carlos Murilo de Almeida em um acidente de trânsito. À frente do processo estão dois dos mais conhecidos advogados do Paraná. René Dotti e Elias Mattar Assad, em lados opostos. LEIA MAIS

O que a nova lei da web muda na sua vida?

“O benefício imediato é a regulação do mercado em relação aos provedores de acesso”, explica Altair Olivo Santin, professor do departamento de Ciência da Computação da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Segundo ele, quando o projeto do marco civil virar lei, os usuários terão garantidos a livre circulação pela internet – a chamada “neutralidade da rede” – e o sigilo de seus dados de navegação. No caso do acesso, os pro­vedores serão proibidos de vender planos que diferenciem o tráfego de dados ou, então, que selecionem os conteúdos que poderão ser acessados pelos contratantes do plano “A”, “B” ou “C” – este ponto está previsto no artigo 9.º do projeto de lei. “Se você assina um contrato para receber eletricidade em casa, por exemplo, a companhia não determina que equipamentos domésticos podem ou não ser ligados. No caso da internet, enquanto não há regulamentação, os provedores de acesso podem fazer essa seleção. Com o marco civil da internet, isso acaba”, observa Altair Santin. LEIA MAIS NA GAZETA DO POVO

MP realiza operação na Câmara de Palmas para investigar irregularidades

Promotores do Ministério Público do Paraná (MP-PR) realizaram uma operação de busca e apreensão na Câmara Municipal de Palmas, na região sul do Paraná, nesta quarta-feira (26). O objetivo deles era recolher documentos que possam comprovar a existência de irregularidades na prestação de contas da Casa. Segundo o MP, foram apreendidos documentos e computadores usados para fazer a contabilidade do legislativo. A operação foi deflagrada após o MP-PR receber denúncias a respeito de desvio de dinheiro público ocorrendo desde o começo deste ano. Nesta quarta-feira, a Câmara ficou interditada durante quase todo o dia, enquanto um oficial de justiça e três promotores cumpriam um mandado de busca e apreensão expedido pela Justiça. “Nós buscamos verificar se as contas pagas, ou seja, cheques emitidos, correspondem às notas de empenho emitidas, um documento legal necessário para verificar se a contabilidade da Câmara está em dia ”, explicou o promotor David Kerber de Aguiar. Caso o MP consiga comprovar as irregularidades, o presidente da Câmara de Palmas, o vereador Adilson Piram (PMDB), poderá responder por improbidade administrativa. LEIA MAIS NO G1 PARANÁ

sexta-feira, 28 de março de 2014

Falta de conversa entre prefeitos deixa balsa parada há dois anos

Há dois anos, moradores de duas cidades da região central do Paraná lutam para poder ir de um município ao outro com uma viagem mais curta. Segundo eles, a balsa que liga as duas cidades, por meio de uma comunidade rural, está quebrada e os prefeitos de Nova Cantu e Laranjal não se conversam para resolver o problema. Com isso, a viagem que poderia ter apenas 35 quilômetros precisa ser feita por outra rodovia, aumentando o percurso para cerca de 100 quilômetros. LEIA MAIS NO G1 PARANÁ

Estudo aponta irregularidades no transporte público de Guarapuava

O relatório final de um estudo a respeito das condições do transporte público deGuarapuava, na região central do Paraná, feito por uma comissão de estudos e trabalho desde julho de 2013, constatou irregularidades no sistema de transporte do município, que é operado pela empresa Pérola do Oeste. Entre os problemas apontados estão no gerenciamento de despesas e nos registros dos giros de catracas. LEIA MAIS NO G1 PARANÁ

quinta-feira, 27 de março de 2014

Curso de Turismo Rural e Oportunidade de Negócios é realizado em Pitanga

A Secretaria de Agricultura e Pecuária e a Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo de Pitanga em parceria com o SENAR e Sindicato Rural, está realizando o Curso de Turismo Rural e Oportunidade de Negócios, entre os dias 27, 28 e 29 no Centro de Eventos do Lago. O objetivo do curso é oferecer a oportunidade de conhecer e compreender em que consiste o turismo no meio rural, identificar potencialidades e oportunidades de investimentos em empreendimentos turísticos no município. Segundo o instrutor do curso, José Rivaldo dos Santos,
 “O curso ajuda as pessoas a visualizarem quais são as reais oportunidades que eles tem para desenvolver o turismo, seja no segmento de transportes, de hospedagem, da alimentação, da produção artesanal, da cultura, do entretenimento, do lazer, etc. Durante o curso, Professor, Alunos e a equipe das secretarias estiveram visitando algumas propriedades rurais e alguns pontos turísticos do municípioO Diretor de Agricultura Jean Carlos Chaves e a Diretora do Turismo Danieli Colombeli auxiliados pela Marilene Genu e a Joice Loriane estiveram a todo tempo dando toda a atenção aos participantes inclusive preparando uma alimentação especial a todos. VEJA MAIS FOTOS AQUI

Secretário de Obras de Farol próximo a Campo Mourão é preso em flagrante

O secretário de Obras de Farol, Davi Mieski foi preso em flagrante na tarde desta terça-feira (27) pela Promotoria do Patrimônio Público de Campo Mourão por peculato. Ele autorizou o uso de uma retroescavadeira do município na escavação de uma piscina particular. Mieski está preso na delegacia de Campo Mourão. O crime e inafiançável, com pena prevista de dois a 12 anos. De acordo com a promotoria, a prisão ocorreu por volta das 15 horas. O Ministério Público chegou ao local após denúncia anônima. Segundo a prefeita do município, Ângela Kraus (PT do B), que estava em Curitiba, disse que ficou “espantada” com o caso. Ângela falou que todos os funcionários são orientados diariamente a não utilizarem maquinários da prefeitura para serviços particulares. Ela afirmou que havia determinado ao secretário outro trabalho, mas o mesmo informou que a máquina estava estragada e aguardava mecânicos autorizados no município. A prefeita acrescentou que secretário será exonerado do cargo. “Assim que chegar ao município vou conversar com advogado e tomar as providências cabíveis”, ressaltou. Via Tribuna do Interior.

Padre Reginaldo Manzotti vai disputar a Assembleia pelo PSC

O padre-cantor Padre Reginaldo Manzotti vai disputar a Assembleia Legislativa do Paraná pelo PSC, partido de Ratinho Júnior, secretário do Desenvolvimento Urbano no governo de Beto Richa (PSDB). No mundo da política, estima-se que o religioso poderá abocanhar até 600 mil votos. Isto mesmo, seiscentos mil votos! Ratinho Júnior, seu mentor, teria um teto de até 350 mil votos. Portanto, os dois juntos têm potencial de puxar uma robusta bancada do PSC. Manzotti comanda a “Rádio Evangelizar” cujos programas são retransmitidos das segundas às sextas-feiras para mais de mil emissoras de rádio e tevê. Para termos uma ideia de quão pop é o referido religioso, sua Fanpage tem nada mais nada menos que 2,5 milhões de curtidas.  LEIA MAIS NO BLOG DO ESMAEL MORAES

Hospital Municipal de Roncador recebe camas elétricas do Governo do Estado

O Hospital Municipal de Roncador recebeu na terça-feira (26/03) três camas elétricas repassadas pelo Governo do Estado do Paraná, através da Secretaria de Saúde. "Essas camas proporcionam agilidade para os profissionais e mais conforto para os pacientes", explica a Secretária de Saúde, Simone Aparecida Gonçalves. Para a prefeita de Roncador, Doutora Marília, foi muito importante receber os equipamentos do Governo. "Realmente nosso Hospital estava precisando. Essas camas irão oferecer mais conforto e segurança para os pacientes e agilidade para a equipe de enfermagem", disse a prefeita. As novas camas oferecem nove movimentos realizados por comandos elétricos que permitem posicionar pacientes de até duzentos quilos, e ainda possuem a quinta roda que proporciona mais agilidade de deslocamento com giro de 360 graus. Via Ass. de Com. - Prefeitura de Roncador.

quarta-feira, 26 de março de 2014

Mais um Boaventurense é condenado no Tribunal do Júri de Pitanga

Fotos: Hamilton Cochuruba
No final de semana noticiamos a condenação do Valdeci Padilha de Lima por duplo assassinato, a ex-esposa com 3 tiros e o seu atual companheiro a facadas onde foi condenado a 28 anos de reclusão. Já nesta terça-feira 25, o Tribunal do Júri de Pitanga julgou o caso do Senhor José Pires Filho, (Juca Pires), que é acusado de ter agredido a pessoa de Mariano Reigler dos Santos com uma foice em um barraco na madrugada de 05 para 06/01/2008 na Localidade do Bairro dos Kuachinhak. Juca foi condenado a 2 anos e seis meses de reclusão por Lesão Corporal Grave.
Foto: Hamilton Cochuruba
Entenda o caso: Segundo Juca Pires, por volta das 17:30 do dia 05/01/2008, Mariano os convidou para irem até seu barraco para assarem carne e tomarem pinga, não querendo ir e tendo insistência por parte de Mariano, acabou indo e durante o tempo que assaram carne, acabaram ingerindo cerca de dois litros de pinga, quando aproximadamente 21h, já muito embriagados, Mariano começou a dizer que fez muitas coisas erradas, matou pessoas e o próximo que iria matar era ele, Juca Pires, Juca ameaçou ir embora, Mariano por sua vês disse que se fosse embora não era homem e que iria lhe matar caso fosse embora, Juca levantou para ir, enquanto Mariano tentou contra sua vida com uma enxada, Juca pegou uma foice que estava ao lado e desferiu um golpe em mariano onde acabou quebrando a mesma, então com o cabo da foice, deu mais duas ou três pauladas na cabeça de mariano e foi embora. Juca não contou a ninguém pensando que mariano havia morrido por ter ficado caído no chão do barraco e só no dia 07 próximo ficou sabendo por policiais que mariano não morreu e havia sido hospitalizado. É o relato de Juca Pires. Veja o vídeo que relata parte da sentença:

Ganhadora de Ação Entre Amigos recebe o Prêmio em Pitanga

Acompanhamos na manhã desta quarta-feira 26 na Sede da Amocentro em Pitanga, a entrega de uma TVda  Ação Entre Amigos que foi feita para ajudar o amigo, Funcionário Público e integrante do Grupo de Caminheiros de Pitanga  Osvaldo Rachelle. A Associação do Grupo de Caminheiros de Pitanga-AGCAP agradece a todos que se empenharam para ajudar nas vendas, todos que ajudaram comprando as rifas. Parabéns a todos, mais um grande trabalho realizado.. A contemplada com a TV foi a Professora Evelize Nara Schon Czar moradora do Centro de Pitanga. VEJA MAIS FOTOS

terça-feira, 25 de março de 2014

Pinhão só poderá ser colhido no Paraná após o dia 15 de abril, diz IAP

O Instituto Ambiental do Paraná (IAP) informou, nesta terça-feira (25), que a colheita e a comercialização do pinhão somente será permitida a partir do dia 15 de abril. Antes disso, qualquer pessoa que for flagrada colhendo a semente estará sujeita a responder um processo administrativo ou até um processo criminal, além de receber autuação por infração ambiental e pagar multa de R$ 300 para cada 60 quilos da semente. Essas normas, segundo o IAP, têm como objetivo regular a colheita. LEIA MAIS NO G1 PARANÁ

Meio Ambiente e IAP de Pitanga viajam em busca de novidades

A Secretária do Meio Ambiente de Pitanga Eliani Roveda Bianek, acompanhada da Janete Cozar e o Marquinhos do IAP estiveram nesta terça-feira 25 na Cidade de Londrina conhecendo uma das Centrais de Triagem de Resíduos Sólidos e a Ong E-lixo.. Segundo a Secretária, virá novidades para a população de Pitanga em breve.

Embriagado, sem CNH e veículo em débitos é encaminhado a 45ª em Pitanga

No dia 24 de março de 2014, atendendo solicitação anônima, a equipe deslocou até a Rua Miguel Antonio Orane, Sn, próximo ao trevo saída para Campo Mourão, onde abordou o veiculo GM Kadett, sendo que seu condutor não possuía PPD/CNH e encontrava-se em visível estado de embriaguez, convidado a realizar o teste etilométrico, esse se recusou, sendo lavrado o Termo de Constatação de Sinais de Alteração de Capacidade de Psicomotora e encaminhado o mesmo até a 45º D.R.P. para demais providências legais e também lavrado os Autos de Infração pertinentes ao fato. O veículo encontra-se sem débitos pendentes e foi liberado ao proprietário, o qual foi orientado.

segunda-feira, 24 de março de 2014

Pescaria acaba em prisão em Boa Ventura de São Roque

No dia 22 de março de 2014, às 15h20mn, após solicitação anônima a equipe da Polícia Militar se deslocou até a localidade de Linha Carvalho, para averiguar uma situação de perturbação de sossego , sendo que, segundo o solicitante, várias pessoas adentraram em uma chácara, montaram barraca e estavam pescando sem autorização do mesmo. No local, a equipe encontrou a barraca com alguns pertences, como comidas e roupas e também uma espingarda Rossi calibre .32, municiada com um cartucho intacto. No local, estavam dez pessoas. Após indagações, uma delas disse que a arma era dele, que possuía registro, mas estava vencido. Sendo assim, foi dado voz de prisão ao mesmo e encaminhado até a Delegacia de Polícia Civil de Pitanga para os procedimentos cabíveis ao fato e as demais pessoas foram liberadas, pois o fato de perturbação não foi constatado. É o relato. 

Artagão Júnior é cotado como candidato a vice-governador na chapa de Beto Richa

Durante recente visita ao município de Lunardelli, o deputado estadual Artagão Júnior comentou as especulações que colocam nome dele como possível candidato a vice-governador na chapa do governador Beto Richa, numa possível coligação entre o PMDB e o PSDB. Ao ser questionado, o deputado estadual soltou um sorriso, mas disse que se trata apenas de uma especulação pré-eleição, assim como outros nomes também estão sendo ventilados. Apesar de fazer parte da base de sustentação do governador na Assembleia Legislativa, ele contou que não saberia dizer o que deve acontecer com o partido, uma vez que algumas alas também defendem a candidatura própria. “Mas fico feliz por saber que o meu nome é lembrado como alternativa, o que significa que faço um excelente trabalho, que tenho o nome limpo e que o meu trabalho está sendo reconhecido, mas coloquei o meu nome como pré-candidato a deputado estadual e tenho que tratar qualquer especulação com cautela”, ponderou o deputado estadual. Fonte: JPC.

domingo, 23 de março de 2014

Pitanga - Matou a ex-esposa e seu companheiro e foi condenado a 28 anos

Eu estava lá com Magrinho, Paulo Camargo e Cochuruba
Na última sexta-feira (21/03), nossa equipe esteve acompanhando junto ao Tribunal do Júri de Pitanga, um julgamento polêmico, onde o réu Valdeci Padilha de Lima estava sendo julgado pelo duplo homicídio, da ex-esposa e de seu atual companheiro, ela morreu com três tiros nas costas em sua própria residência na Vila Gloeden em Boa Ventura de São Roque, ainda tentando pular a janela, seu companheiro, tentou escapar do assassino que o cercou em um carreiro e o assassinou a facadas. O Julgamento se estendeu desde as duas horas da tarde até a madrugada (01:30hrs).
O defensor, DR. Everaldo Carlos dos Santos, (MAGRINHO), trabalhou sempre brilhantemente na defesa do acusado. Magrinho e o réu, estavam confiante de que ele (réu) seria absolvido, quando o representante do Ministério Público apesentou um vídeo gravado em Juízo, onde o filho de 09 anos da vítima e do réu contou que quem havia matado sua mãe e seu padrasto foi o seu próprio pai. Outro fato de momento, pouco antes da votação dos quesitos, uma das testemunhas se retratou do depoimento, ao contrário do que havia dito antes, que o réu na data do crime estaria em sua casa, alegando que agora falaria a verdade, onde relatou que na data do crime, o réu ( Valdeci Padilha de Lima) não estava em sua casa, onde acabou derrubando quase todos os argumentos de defesa. O réu acabou sendo condenado a 28 anos de reclusão em regime fechado. Acompanhe o vídeo:

sábado, 22 de março de 2014

Obras prometidas por Curi e Richa podem ser executadas em Santa Maria do Oeste

Uma das últimas matérias desse Blog, dava conta de que a população santamariense ainda espera que seja cumprida as promessas de Beto Richa e Curi de recapear algumas ruas que a tempo foi prometido e ainda não cumprido. Na manhã deste sábado 22, acompanhamos o Programa de Entrevistas da Rádio Pitanga apresentado pelo Locutor Marcos de Souza onde o Prefeito Claudio Leal falou via telefone que está tudo pronto para a execução de várias obras, inclusive esta do recape asfáltico. Acompanhe parte da entrevista: 

Trágico acidente mata cinco próximo a Farol e Campo Mourão

Um trágico acidente na manhã deste sábado, matou cinco pessoas na rodovia BR 272, próximo à cidade de Farol. A colisão foi entre um VW/Gol e um Chevrolet Montana, por volta das 6 horas. Segundo informações da Polícia Rodoviária Federal de Campo Mourão, o choque foi frontal e após o impacto os dois automóveis pegaram fogo. A pista ficou interditada nos dois sentidos, por mais de duas horas. Também na manhã de hoje, um caminhão bitrem carregado de milho saiu da pista, na rodovia BR 487, próximo à Usina Mourão. O veículo desceu um barranco e por muito pouco não bateu de frente com uma árvore. O condutor de uma camioneta, para evitar a colisão frontal também saiu da pista, mas nenhum dos veículos tombou e os danos foram apenas materiais. Via Tribuna do Interior

Mutirão de limpeza recolhe entulhos nas ruas de Roncador

A Prefeitura de Roncador, através da Secretaria Municipal de Obras, vem realizando um “mutirão de limpeza” com o objetivo de retirar entulhos, restos de materiais de construção, lixos recicláveis, enfim, todo tipo de resíduo que acabam ficando nas ruas e calçadas da cidade. Durante a semana, as máquinas passaram pelas ruas Curitiba e Paraná, mas o trabalho será estendido em toda a cidade. “Essa é uma oportunidade para que os moradores retirem de seus quintais todo tipo de entulho, ressaltando que esta operação não tem como objetivo limpar os terrenos e sim recolher entulhos deixados pelos moradores em frente de suas casas”, explica Nilton Cesar Campos, Secretário de Obras. Além de deixar a cidade limpa, a operação também tem como objetivo impedir a proliferação de animais transmissores de doenças que geralmente se procriam quando existe acúmulo de lixo e entulhos. Via Assessoria.

sexta-feira, 21 de março de 2014

Justiça decreta indisponibilidade de bens de ex-prefeito de Iretama

A Vara Cível de Iretama decretou a indisponibilidade de bens do ex-prefeito, Antônio José Quesada Piazzalunga e de dois ex-secretários municipais da Saúde do município, até o limite aproximado de R$ 110 mil. A liminar foi concedida a partir de ação de improbidade administrativa ajuizada pela Promotoria de Justiça de Iretama. Segundo o Ministério Público na comarca, o município de Iretama fez um acordo irregular com os motoristas de ambulância que atuavam na cidade para que eles recebessem complementação salarial via notas fiscais obtidas em lanchonetes e restaurantes. Essa prática, que ocorreu de 2007 a 2012, conforme apurado pelo MP-PR, foi adotada como solução para elevar o contracheque dos motoristas, que pleitearam aumento na remuneração, mas tiveram o reajuste negado pela prefeitura. No entanto, mediante um acordo informal, ficou estabelecido que os motoristas iriam obter notas fiscais para complementar a renda”, aponta o promotor de Justiça Bruno Rodrigues da Silva, em trecho da ação. Declarações colhidas junto aos motoristas revelam que os valores variavam de R$ 160 a R$ 300 mensais. Via CentralR3.

quinta-feira, 20 de março de 2014

Município de Pitanga realiza Palestra de Prevenção e Combate à Dengue

A unidade da Vigilância Sanitária do Município de Pitanga recebeu nesta semana a 5ª Regional de Saúde da cidade de Guarapuava, a pedido da Administração Municipal de Pitanga através do Secretário de Saúde Valdomiro Rodrigues de Lima e da Coordenadora do Controle da Dengue, Daniela B. Vaz, para que se realizasse uma orientação quanto a prevenção deste mal que está atingindo também muitos paranaenses que é a Dengue! Ciente de que não há vacina disponível no mercado, a melhor forma de evitar uma epidemia é a prevenção, através da redução ou destruição do habitat ,da população de mosquitos transmissores e da limitação da exposição a picadas, a Administração recebe para ministrar uma palestra sobre o tema, o coordenador do programa Nacional de Controle da Dengue, Rilson Motta. Na oportunidade foram discutidos ainda sobre o trabalho a ser realizado em parceria com os Agentes Comunitários de Saúde na cidade para a orientação da população quando a prevenção e eliminação dos focos que hospedam os mosquitos causadores da Dengue, bem como um levantamento do índice de contaminação na cidade de Pitanga! LEIA MAIS E VEJA AS FOTOS

SEBRAE/ACEPI e Prefeitura oferecem Curso de Internet na Medida em Pitanga

Os curso será realizado no próximo dia primeiro de abril (01/04), as 19:00hrs na Biblioteca Cidadã aos fundos da Prefeitura Municipal. O Curso de Internet na Medida trás como pauta: Mídias Sociais e Negócios - Utilização na Minha Loja de Redes Sociais - Facebook como ferramenta de divulgação e vendas - Como criar um Fan Page da minha empresa - Dicas sobre e-mail marketing e engajamento social. As inscrições são limitadas e você poderá se inscrever no Ponto de Atendimento ao Empreendedor junto a ACEPI com a Adriane, telefone: 42-3646-26-58. Valor: R$ 25,00 por quatro horas de curso com o Palestrante Ademir Salla.  

terça-feira, 18 de março de 2014

Santa Maria do Oeste continua a espera de promessas não cumpridas por Beto Richa e Curi

No dia 21 de fevereiro de 2013, o Governador Beto Richa e o Deputado Estadual Alexandre Curi estiveram em Santa Maria do Oeste para realizar a entrega de uma nova ambulância para o hospital, onde na ocasião, os dois prometeram o repasse de verbas para recapear a rua que dá acesso ao centro da cidade.
Hoje, a pelo menos um ano e um mês depois da promessa, moradores procuram a nossa equipe pra relatar que a situação de lá pra cá foi ficando cada vês pior e a cada pouco de tempo é divulgado que já está pra dar início as obras. Estaremos nesses dias se deslocando até lá pra levantar mais informações e traremos a verdade través de vídeo e fotos.

Pitanguense está entre os envolvidos no caso dos Diários Secretos

O Jornal Gazeta do Povo e a RPC-TV trouxeram a tona nos últimos dias, uma série de reportagem relatando o caso dos Diários Secretos da ALEP, onde um dos nomes sitados tinha na época um funcionário ligado a Assembleia Legislativa do Paraná que é da Cidade de Pitanga. Trata-se do Diretor de uma Rádio Local. Este vídeo mostra com detalhes como funcionava o esquema tanto dos fantasmas ligado irregularmente a assembleia, quanto ao nome desse pitanguense que sem saber que estava sendo gravado, acabou falando de como ele trabalhava ligado a assessoria do Deputado Alexandre Curi. Acompanhe a reportagem: 

A Defesa Civil de Pitanga realiza 1ª Conferência Municipal

Para que possamos consolidar as ações de defesa civil como prática pública, precisamos viabilizar um processo participativo, de diálogo e de controle social envolvendo órgãos públicos, agentes de defesa civil e sociedade civil. Participe, traga suas ideias e opiniões e saiba o que tem sido feito para trazer mais proteção para o município, ajude a construir um modelo mais seguro de defesa civil para todo o Brasil. Local: Centro de Eventos do Lago, dia 21 de março de 2014 as 08:30 da manhã. 

Ex-agricultor de Nova Tebas vive debaixo de ponte há mais de dez anos em Pitanga

Era final de tarde. José Bernardino da Silva, 51 anos, o "Joselão" estava à beira na PR 239. Ele acabara de cozinhar um arroz e estava jantando enquanto olhava os carros passarem. Estamos falando de um ex-agricultor natural de Nova Tebas que resolveu morar debaixo da ponte. Segundo "Joselão", há mais de 18 anos ele optou por esse modo de vida. Viver embaixo da ponte, sem qualquer aconchego. Sem energia elétrica, sem informação, apenas escolheu a ponte do rio Corumbataí, próximo à Pitanga, para viver e disse que pretende ali ficar até o final de sua vida. "Já estou acostumado a viver aqui. Já estou acostumado a viver sozinho", conta, dizendo ainda que ganha algum dinheiro trabalhando por dia na região, mas também recebe doações de vizinhos como comida e roupas. Sua comida, ele mesmo prepara num fogão de pedra, improvisado. Toma banho no rio de onde também recolhe água para cozinhar seus alimentos. "Joselão" contou que seus pais já são mortos, mas tem um irmão em São Paulo e uma irmã em Roncador, mas prefere ficar sozinho. Via CentralR3.

Justiça determina o afastamento do Médico acusado de cobrar de pacientes no Hospital de Pitanga

O Juízo da Vara Cível de Pitanga determinou o afastamento de um obstetra de suas funções profissionais no Hospital São Vicente de Paulo. Também decretou a indisponibilidade de bens do médico, no valor de R$ 541 mil. A decisão foi proferida em resposta à ação civil pública ajuizada pela 2.ª Promotoria de Justiça de Pitanga contra o obstetra e outras três pessoas (a diretora, o provedor administrativo e o diretor clínico do hospital), por ato de improbidade administrativa. O Ministério Público sustenta, na ação, que o médico teria cobrado, indevidamente, pagamento de uma paciente submetida à cesariana pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Como foi feita pelo sistema público, a cirurgia não poderia ter custo para a usuária. A investigação que embasou a ação civil pública teve origem numa matéria veiculada pela imprensa, na qual a paciente relatou a cobrança indevida, de R$ 1 mil, pela cesariana. O promotor de Justiça Rafael Carvalho Polli esclarece, ainda, que vários cidadãos confirmaram à Promotoria ter recebido solicitação para efetuar pagamento de valores por procedimentos médicos cobertos pelo SUS, por parte do mesmo obstetra. Citando a Lei Federal nº 8.080/90 (Lei Orgânica da Saúde), o promotor de Justiça destaca a universalidade de acesso aos serviços de saúde e argumenta que “não faz logicamente nenhum sentido admitir-se a legitimidade de qualquer outra cobrança por parte do prestador”. Em caso de descumprimento da decisão, a Justiça fixou multa diária no valor de R$ 5 mil. Além da ação na esfera cível por improbidade, o Ministério Público na comarca ofereceu denúncia-crime contra o obstetra, pela prática do delito de corrupção passiva. Via Rede Sul de Notícias.

segunda-feira, 17 de março de 2014

Vende-se terreno próximo ao centro de Pitanga

Terreno medindo 688 metros na Rua Portugal próximo ao Mercado São Fidelis, de frente para o calçamento e apto para construir. Interessados entrar em contato pelos telefones: 9912-50-91 - 8413-73-41.

Acidente com máquina agrícola tira a vida de Agricultor Pitanguense

Nelson era um ótimo Cooperado da Coamo
O trágico aconteceu na manhã desta segunda feira (17) em Pitanga onde o agricultor Nelson Blaka Wolski de 52 anos teve morte cerebral. Nelson trabalhava com uma máquina agrícola quando teve seu braço amputado. O Corpo de Bombeiros foi acionado e encontrou a vítima sendo socorrida pelo filho, na carroceria de uma camionete. Os bombeiros encaminharam o agricultor em estado grave até o Hospital da cidade. De acordo com o Corpo de Bombeiros, Nelson Blaka teve o braço esquerdo amputado um pouco abaixo do ombro, não resistiu aos ferimentos, e acabou morrendo esvaído ainda no caminho do hospital. O acidente foi registrado às 11h30, numa área rural de Pitanga, nas proximidades do Arroio Grande da Barca.

Agência do Banco do Brasil é arrombada em Manoel Ribas

A Polícia Militar de Manoel Ribas atendeu neste domingo (16) uma ocorrência de assalto ao Banco do Brasil na cidade. O fato foi registrado às 07h37, quando a equipe da PM foi acionada para comparecer na rua Dom Pedro l, Centro, no Banco do Brasil, onde o gerente da agência contou que nos fundos do prédio havia um buraco. Os ladrões entraram no banco, isolaram os alarmes e cortaram parte do cofre e de um caixa eletrônico, levando certa quantia em dinheiro. O gerente não soube informar a quantia que foi roubada. A PM isolou o local e acionou a Policia Civil para demais providências. A polícia realizou patrulhamento, mas os suspeitos não foram localizados.

Grupo de Caminheiros de Pitanga participa da Caminhada Internacional na Natureza em Borrazópolis

Um grupo de caminheiros pertencentes a Associação do Grupo de Caminheiros e Ambientalistas de Pitanga (AGCAP) participaram da Caminhada Internacional na Natureza que abriu a temporada das caminhadas no Vale do Ivaí e Região Central do Estado,
o Circuito Salto da Fogueira, em Borrazópolis,  realizado neste domingo dia 16 de março. O Grupo de Caminheiros de Pitanga tem acompanhado a maioria das caminhadas da região representando o município e já divulgando a Caminhada Internacional na Natureza "Circuíto Caminhos de Peabiru" que já tem data marcada para  o dia 03 de agosto de 2014.

domingo, 16 de março de 2014

XXIV Encontro de Mulheres do Centro do Paraná em Pitanga é sucesso a nível nacional

Acompanhe através do vídeo o sucesso do XXIV Encontro de Mulheres do Centro do Paraná que aconteceu em Pitanga no último dia 08 de março em comemoração ao Dia Internacional da Mulher. A palavra do Prefeito Zampier, da Vice Mirna, do Deputado Federal André Vargas, da
A fila rodeou toda a Praça
Coordenadora do Evento Ana Paula, Vereadoras, assinatura de convênios, a bênção com o Padre Paulo, o Show que chamou a atenção de todos com o Humorista Juca Bala, os churrasqueiros que prepararam um churrasco de primeira, distribuição de brindes, sorteios e a dança dos homens que já chama a atenção em vários encontros, entre outros divertimentos que você vai poder relembrar através deste vídeo.